
Na quarta-feira dia 03 de dezembro, a professora Amana Mattos, coordenadora do Degenera, irá participar da mesa redonda organizada pelo Centro de Referência para Mulheres da Maré. Segundo as organizadoras:
A Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” foi lançada em 1991 pelo Centro de Liderança Global de Mulheres com o objetivo de promover debates e reflexões sobre as diversas formas de opressão, discriminação e violação dos direitos das mulheres.
Nesse ano, o Centro de Referência para Mulheres da Maré – Carminha Rosa (CRMM-CR) e o Centro de referência para Mulheres – Suely Souza de Almeida (CRM-SSA) promoverão durante a campanha a Mesa Redonda intitulada: “Violência contra as mulheres, movimentos sociais e estratégias de resistência”, que acontecerá no dia 3 de dezembro, às 14h, no auditório do NEPP-DH (Campus UFRJ – Praia Vermelha – Prédio Anexo do CFCH – 3º andar). A mesa será composta por professoras, representantes de instituições feministas e militantes na área de gênero.
O CRMM-CR e o CRM-SSA são projetos integrantes do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), Órgão Suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CFCH/UFRJ). Localizados na Vila do João, no Bairro da Maré, e na Cidade UniversitárIa – Ilha do Fundão, no Município do Rio de Janeiro, e têm como objetivo principal, a partir do exercício interdisciplinar, atender e oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico, orientar nas desigualdades de gênero e fortalecer a cidadania das mulheres em situação de violência doméstica.