Objetivo: Trabalhar a construção de personagens pelos grupos, discutindo como estereótipos podem ser acionados em alguns personagens. Problematizar imagens negativas que são construídas socialmente para alguns personagens. Dialogar a experiência de construção dos personagens com vivências das pessoas participantes.
Entrevista
com
Personagens
Material:
Tarjetas de papel com diferentes características escritas, ficha para inserção de dados do personagem (opcional).
Temas:
Características que podem ser usadas para a construção de personagens:
(as características devem ser pensadas considerando as questões vividas pelo grupo em trabalho na oficina, bem como o que se deseja abordar com o trabalho)
- Sou branco/a
- Sou negro/a
- Sou estudante do colégio X
- Sou heterossexual
- Sou homossexual
- Sou morador/a de condomínio
- Sou morador/a de favela
- Sou pai/mãe
- Sou professor/a [do colégio X]
- Sou virgem
- Sou fofoqueiro/a
Comentando a atividade:
“De saída, essa atividade provoca bastante curiosidade e mobilização no grupo. Algumas tarjetas destacam-se por trazerem a tona posições que socialmente são consideradas “naturais/normais”, como “sou branco/a” e “sou heterossexual”. Nesses casos, apesar da dificuldade natural, as discussões sempre caminham por pontos super produtivos, com eles e elas utilizando por vezes os privilégios e problemáticas para representar tais papéis, principalmente em relação a tarjeta “sou branco/a”. O debate racial sempre emerge de forma bastante gritante nessa oficina.”