Objetivo: Atividade praticada no primeiro dia de oficina, voltada para compreender as dinâmicas coletivas da turma e trabalhar essas dinâmicas ao fazer esse trabalho num espaço coletivo mas que continha particularidades de cada um. Também é utilizada para entender não só o espaço em si, mas suas significâncias, trazendo um entendimento e aproximação maior da equipe com a turma.
Mapa
Afetivo
Material:
No mínimo 4 cartolinas coladas juntas; Caneta, canetinha e lápis de cor; folhas de ofício brancas.
Comentando a atividade:
“Uma coisa bem diferente foi um aluno que desenhou de forma bem legal a pequena, mas extensa, mureta azul do CAP. Outra coisa interessante nessa parte foi o trabalho em conjunto feito pelo Renan e mais alguns alunos, que desenharam a escola no meio do mapa e foram debatendo e se ajudando sobre a melhor forma para fazer. Eles não entraram em qualquer conflito e fizeram um belo trabalho, terminando o prédio de uma forma que pareceu satisfazê-los. Sobre os alunos que desenharam individualmente, nós colamos os seus desenhos após o mapa ter sido finalizado.”
Desenvolvimento
Conversar com as crianças sobre a atividade, perguntando se elas sabem o que seria um mapa afetivo e os sentidos da palavra, assim como conversar brevemente falando sobre elas poderem desenhar o que preferirem.
Com as cartolinas colocadas no chão para as crianças desenharem, assim como papéis entregues às crianças que deram preferência a não fazer a atividade ou fazê-la mais distante da cartolina, e mediar o processo da atividade.
Colocar o mapa em algum local da sala, permitindo que as crianças apresentem os locais que desenharam, explicando o porquê de sua importância.