Objetivo: Enviar uma mensagem para si mesmo/a em um futuro próximo, estimulando a pensar sobre possíveis cenários, situações vividas, conectando o momento presente com o futuro imaginado.
Máquina
do
tempo
Material:
Papel, canetinha, lápis de cor, outros materiais para colorir.
Temas:
Comentando a atividade:
“Trabalhar com perspectivas sobre o futuro de forma lúdica nos mostrou ser uma atividade que, em um contexto de distanciamento social prolongado, os estimulou a pensar sobre as futuras interações de reencontro presencial. É também importante destacar o fato de imprevisibilidade presente ao aplicá-la, visto que podem surgir temas sensíveis em relação a problemas pessoais das crianças.”
Desenvolvimento
Estimular a cada pessoa do grupo a se pensar em um futuro próximo; nesse caso, consideramos o ano escolar vindouro;
- Como acham que vão estar nesse futuro próximo?
- O que estarão fazendo?
- Como estará sua vida?
- Que dificuldades e alegrias esse “eu do futuro” vai estar passando?
Pedir que cada um/a faça, numa folha de papel, uma mensagem para ser mandada para esse “eu do futuro”; podem dar o exemplo com seus nomes, como “uma mensagem para o eu do futuro”;
Essa mensagem curta será mandada no formato que eles/as acharem melhor: uma mensagem de whatsapp, um tuíte, um meme, um cartão postal, um stories, etc. Também podem aqui falar de jeitos de mandar mensagem que não se usam mais: telegrama, bina/teletrim, pombo correio. Pode ser interessante conectar com outros tempos.
Lembrar que a mensagem precisa ser feita no papel.
Após terem feito, façam uma rodada para quem quiser contar/mostrar o que fez. Tirem uma foto com todo mundo mostrando suas mensagens.
A equipe deve fazer também.