Skip to main content

O livro

da escola

Objetivo: Reimaginar os espaços da escola, ressignificando-os para a escola do imaginário das crianças. Confeccionar um livro da “Escola Imaginada” que os alunos criaram.

Temas:

Espaço; Laços

Material:

Folhas de papel, papeis coloridos, lãs, tesouras, material para desenhar (canetinhas, lápis, giz), cola, fotografias em preto e branco de espaços da escola impressas em papel A3, papel kraft, furador de papel e barbante.

Comentando a atividade:

“Essa é uma boa atividade de desfecho de um ciclo de oficinas que propõe pensar os espaços, convívios e relações escolares a partir de uma “escola imaginada” criada pelos alunos. É interessante ver como os alunos reimaginam os corredores e locais da escola, com cores, brincadeiras e crianças. Ao final, o livro é uma concretização do que elas criaram juntas e desperta o entusiasmo dos estudantes.”

Desenvolvimento

Antes da oficina: Tire fotos de lugares diversos ao redor da escola: cantina, biblioteca, ginásio, entre outros. Pense em lugares que se apresentaram como afetivos para as crianças durante as oficinas passadas. Certifique-se de tirar fotos de espaços abertos e com nenhuma pessoa na foto, para ajudar na hora do desenho. Revele as fotos preto e branco em papel A3. Para confecção do livro, separe o papel kraft em folhas de mesmo tamanho um pouco maiores que uma folha A3. Faça 3 ou 4 furos espaçados igualmente em um dos lados do papel. Sobreponha as folhas e amarre-as juntas passando o barbante pelos buracos formados. Dê vida ao livro dando-lhe uma capa colorida com o nome da escola imaginária criada pelos alunos. Deixe uma página para o desenho da insígnia da escola feito pelas crianças, e outra para a representação dos uniformes dessa escola. Separe uma página no início ou no final para que os alunos escrevam seus nomes durante a atividade. As demais páginas devem ser preenchidas com as fotografias da escola após a atividade feita na oficina.

Durante a oficina: Após a atividade inicial, ainda em roda, mostre aos alunos o livro com o nome da escola imaginária deles. Deixe que vejam o livro e folheiem as páginas. Explique que na atividade de hoje vocês irão preencher as páginas desse livro.

Espalhe pelo chão as fotografias para que as crianças possam ver. Pergunte para elas se elas reconhecem essas fotos e de onde elas são. Pergunte se elas veem algo de estranho nas fotos, se há algo faltando nelas.

Depois da análise das fotos, explique que a atividade delas será colorir e acrescentar vida às fotos da escola, recriando-as de acordo com a escola Imaginada deles. Como seria esse espaço na sua escola imaginária? As crianças criam o que quiserem a partir das fotografias, utilizando dos materiais disponibilizados e transformando os lugares da foto em uma escola, criando assim as páginas do livro.

Após a turma terminar a criação das páginas, é feita uma roda no meio da sala para colar as fotografias nas páginas em branco do livro da escola. Enquanto os desenhos são colados no livro, apresente os trabalhos feitos e pergunte quem fez o desenho, parabenizando-os, e aproveite para pedir que eles expliquem o que eles criaram.

Ao final da atividade, peça para os alunos acrescentarem seus nomes na página em branco do livro, deixando espaço para o nome de todos os colegas.

Pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade do dia. Conclua a oficina e despeça-se.

Sugestão: Caso você queira que os alunos participem da confecção do livro; a capa, a insígnia e os uniformes podem ser feitos em sala, chamando alunos interessados. O livro também pode ser confeccionado em roda demonstrando para os alunos como amarrar as páginas.