Objetivo: Conhecer os diferentes tipos de preservativos, conversar sobre seus usos, tirar dúvidas e estimular a intimidade dos participantes com o material.
Pepinos
e abobrinhas
Material:
Camisinha para pênis e vagina. No cardápio fala de próteses, mas o mais atualizado são os pepinos e as abobrinhas. Lubrificante.
Temas:
Comentando a atividade:
“Existe a possibilidade que em grupos compostos por meninas os assuntos que envolvam a prática sexual venham carregados de uma negação e uma acusação sobre esse conhecimento, por conta da associação entre saber e prática. Utilizamos esse tipo de reação para introduzirmos temas como o prazer feminino, a virgindade e, as hierarquias de poder. Essa reação pode ocorre de maneira oposta no grupo dos meninos, onde a prática sexual é frequentemente colocada como obrigatória, aproveitamos essas falas para discutirmos os mesmos assuntos além de temas como abusos de poder nas relações e os conceitos de masculinidade.”
Desenvolvimento
Dividir os grupos entre meninos e meninas.
Solicitar um ou dois voluntários(as) em cada grupo para colocar os preservativos nas próteses, tirando as dúvidas e explicando a importância e as maneiras de se usar os preservativos e o lubrificante.
Essa oficina propõe a construção de um diálogo horizontal sobre sexualidade, onde abordamos temas que começam no biológico, como as especificidades dos órgão genitais, as doenças sexualmente transmissíveis e o uso de preservativos, e a partir desses temas introduzimos observações que geram discussões voltadas para o gênero, como as questões que associam o prazer e o corpo, as relações de poder e o sexo, a transexualidade, entre outros assuntos. Procuramos tratar de cada tema à medida que eles emergem durante a oficina, deixando que as discussões fluam de acordo com as falas e observações dos próprios alunos(as).
Após o encerramento das discussões, distribuímos os preservativos e os lubrificantes.