Skip to main content

Rio

da Vida

Objetivo: Pensar a própria trajetória, dando a ela contornos narrativos que permitam que cada um/uma expressem sua individualidade, sentimentos, desejos, medos, entre outros – dimensões estas tão reiteradamente afastadas do universo escolar.

Material:

Cartolina, Lápis de colorir, Canetas Coloridas.

Temas:

Trajetórias

Comentando a atividade:

“Foi uma oficina que foi de difícil compreensão em ambas escolas que realizamos. Entretanto, foi interessante observar os diferentes resultados. O caráter de ser uma atividade, talvez, melhor aproveitada quando realizada ao final do ciclo de oficinas pode ter contribuído para a dificudade de compreensão e execução. A equipe também sentiu dificuldade de explicar a atividade em uma situação remota que foi minimizada quando exemplificada em desenho e compartilhada para turma ver”

Trabalhar com essas crianças (turmas recém alfabetizadas no contexto remoto emergencial) foi um processo de adaptação para a equipe num geral que está acostumada com uma forma mais organizada e linear de se pensar o tempo e o espaço, pois o sentimento que fica conosco no fim dessa atividade e de muitas outras é sempre o de tentar pensar em como podemos organizar coisas que parecem acontecer em um espiral de tempo, ao invés de uma linha, ou até mesmo um texto com começo, meio e fim.” 

Adaptações

Quando aplicar com crianças mais novas, é importante manter em mente que talvez o conceito de temporalidade e linha do tempo não seja conceitos dados ou de fácil entendimento.

Desenvolvimento

Distribuir para cada estudante uma folha de papel e pedir que desenhem um rio contando os principais acontecimentos da própria vida até o momento presente, em uma espécie de linha do tempo, uma correnteza de acontecimentos;

Nessa interlocução de passado e presente da própria história, pode pedir que se acrescente, ao final do “rio”, aquilo que imaginam que ainda está por vir ou que assim desejam;

Pedir a quem se sentir à vontade, pedir para que apresentem o desenho para a turma.

Perguntas que contribuíram com o processo:

  • Por onde vocês escolheram começar o rio de vocês?
  • O que vocês gostariam de falar sobre o presente/passado/futuro de vocês?
  • O que vocês gostariam/pensam para o futuro?