Skip to main content

Teatro

de Bonecos

Objetivo: Trabalhar as relações e interações que acontecem na escola, tanto entre estudantes como com figuras de autoridade: diretoras, professoras, inspetoras, etc. Desenvolver e refletir com os alunos como eles vêem os convívios escolares.

Material:

5 a 6 folhas A4; lápis e canetas coloridos; novelos de lã coloridos; papeis coloridos diversos; 5 a 6 bonecos de papelão previamente montados (um círculo de papelão para cabeça, um retângulo maior para o tronco; 2 retângulos finos menores para os braços e 2 retângulos finos maiores para as pernas – junte tudo com cola ou colchetes para garantir movimento); 5 a 6 cartolinas; cola; e tesoura.

Temas:

Espaço; Laços

Comentando a atividade:

“Essa atividade fez parte de uma sequência de oficinas que incentivam as crianças a pensarem sobre a própria escola e criarem uma escola do zero, desde o nome da escola, até seus espaços, seu uniforme e seus alunos. Foram dessas atividades iniciais que surgiu o Davi Jubiscreido, um aluno criado em conjunto pela turma que estuda nessa escola “inventada”. É interessante pensar como a partir dessa ideia da escola “criada”, os alunos brincam com as normas e regras estabelecidas na sua escola real. Por exemplo, um grupo decidiu que a cena se passaria em um sábado letivo, mas que nesse dia ninguém precisaria usar uniforme, diferente da escola onde de fato estudam. Entretanto, mesmo nessa escola “imaginária”, algumas relações se mantiveram, principalmente as de hierarquia, como observado em algumas cenas que aparecem a diretora ou a professora em posições de mediação de conflito ou até mesmo de punição de um dos personagens com suspensão.”

Desenvolvimento

Antes da oficina, decida os temas que irão inspirar as cenas para o teatro. As temáticas devem ser pensadas de acordo com situações que apareceram ao longo dos encontros com as crianças, por isso é interessante pensar nessa oficina para os últimos encontros, para que haja tempo de recolher impressões sobre a turma e determinar temas que possam interessar. Os temas podem ter um personagem em comum, criado anteriormente pelos alunos em oficinas anteriores, como nos exemplos abaixo, o Davi Jubiscreido:
• O primeiro dia de Davi na escola nova;
• O desaparecimento do lápis de Davi;
• Davi quebra um combinado da turma;
• Brincadeira na hora do recreio.

Prepare e monte os bonecos de papelão que serão usados no teatro. Separe folhas de papel A4 e escreva em letras grandes e de modo central “ROTEIRO”. Cada grupo receberá um tema para desenvolver um roteiro e encenar com os bonecos de papelão.

Após a conversa inicial com a turma, introduza aos alunos o nome da oficina do dia “Teatro de bonecos”; aproveite para perguntar o que eles acham que será a atividade. Explique que a turma será dividida em grupos e que cada grupo receberá um tema para elaborar cenas para um teatro com bonecos de papelão!

Divida a turma em 4 a 5 grupos, para garantir que haja tempo para que todos se apresentem. Distribua igualmente para cada grupo: Um boneco de papelão, uma folha A4 escrito “Roteiro” e uma folha de cartolina para o cenário. Levante a folha A4 e explique que nela eles devem criar as cenas para o seu teatro; eles podem escrever as cenas ou desenhá-las, como eles preferirem. Levante a cartolina e explique que nela eles devem desenhar o cenário onde passarão as cenas (na cantina, no ginásio, na biblioteca, na sala de aula, ou outros). Levante o boneco de papelão e explique que eles devem fazer o personagem que estará nas cenas junto com Davi- ou o personagem que foi criado em conjunto com a turma anteriormente.

Passe pelos grupos distribuindo aleatoriamente os temas que eles devem seguir para criação das cenas. Depois que cada grupo tiver seu tema, vá de grupo em grupo perguntando o que eles entenderam da atividade. Aproveite para conversar com eles sobre o tema que receberam e como eles pretendem desenvolver a cena e qual personagem eles pretendem acrescentar à história.

Se possível, deixe de modo central na sala, os papeis coloridos, os novelos de lã coloridos, os lápis e canetas coloridos, as tesouras e as colas para que os alunos tenham acesso para confeccionar seus personagens de papelão; eles podem usar os novelos como cabelo, e os papeis coloridos para roupas e acessórios.

Faltando 40 minutos para o final da oficina, avise aos alunos para começarem a concluir seus trabalhos para que comecem as apresentações. Organize um espaço na frente da sala onde os alunos poderão esticar suas cartolinas e fazer suas apresentações. Peça que os alunos se preparem para os teatros dos colegas. Pergunte se algum grupo gostaria de começar, caso não, escolha um grupo aleatoriamente para iniciar.

Após a apresentação de cada grupo, garanta que a turma aplauda e parabenize o trabalho dos colegas, agradeça ao grupo pela apresentação. Dirija-se a turma e pergunte sobre o que eles acham que as cenas eram sobre, veja se alguém consegue acertar o tema indicado. Pergunte ao grupo como foi desenvolver o tema e trabalhar em grupo. Agradeça a participação mais uma vez e siga para a próxima apresentação. Faça isso até que todos os grupos tenham apresentado.

Ao final, agradeça a participação de todos e puxe uma salva de palmas aos bonecos, atores, roteiristas e cenagrafistas da peça. Pergunte aos alunos o que eles acharam da oficina e qual foi a melhor parte para eles. Conclua a oficina e despeça-se dos alunos.