Objetivo: Trabalhar a expressividade dos sentimentos, circunscritas do contexto escolar, pensando em formas de elaboração possíveis dos mesmos, seus sentidos e caminhos, a partir das intervenções nos fins das histórias.
Material:
Em torno 5 ou 6 plaquinhas com cerca de 5 ou 6 Sentimentos humanos, feitas com papel A4 ou A5 (metade), letras grandes, coloridas, vai do uso da imaginação. Um palito de churrasco ou uma tira de papelão para ser a haste das placas, que serão distribuídas para os grupos que não estiverem encenando (20 a 30 plaquinhas no total);
- 5 ou 6 cartas para o sorteio dos sentimentos;
- Roupas, adereços, ou material que tiver sobrando pela casa, para ajudar na construção das cenas.
Desenvolvimento
Comentando a atividade:
“É uma atividade que trabalha com a maneira que os alunos entendem os sentimentos propostos no sorteio. Ajuda a pensar em possibilidades de elaboração, contextos em que surgem e formas de expressá-los. Apesar de a proposta ser encenar como esses sentimentos surgem na escola, é provável que os alunos apresentem situações que ocorrem fora deste ambiente. Outro aspecto interessante são as interpretações sobre os sentimentos, que podem ser surpreendentes, e notamos a importância de conversar e ouvir sobre essas percepções.”