Skip to main content

Espaço

O espaço é construído a partir das dimensões materiais, políticas e subjetivas de um lugar. As relações intersubjetivas que ocorrem no espaço são determinantes para o estabelecimento de vínculos com ele, sendo um espaço compartilhado mas que é vivido por cada um de maneira subjetiva.

Há inúmeras formas de pensar sobre o espaço escolar, por exemplo: se há um local para brincar e fazer o recreio ou como as relações de poder entre alunos e professores/diretores são postas na escola. Assim, a maneira como os aspectos subjetivos e políticos aparecem no espaço escolar são determinantes para a construção de relações entre todos os sujeitos que partilham a escola.

Essa relação pode ser permeada por afetos positivos e negativos, como alegria, amor, tristeza ou raiva, entre outros, sendo estes sentimentos muito importantes na construção do vínculo que cada estudante irá estabelecer com o espaço escolar. O vínculo com o espaço não é fixo e pode sofrer variações, sendo ligado às esferas de inclusão e exclusão, da coletividade, da diversidade, da equidade e, sobretudo, das relações.

1

Mapa Afetivo

Objetivo: Atividade praticada no primeiro dia de oficina, voltada para compreender as dinâmicas coletivas da turma e trabalhar essas dinâmicas ao fazer esse trabalho num espaço coletivo mas que continha particularidades de cada um. Também é utilizada para entender não só o espaço em si, mas suas significâncias, trazendo um entendimento e aproximação maior da equipe com a turma.

Ver atividade
2

O livro da escola

Objetivo: Reimaginar os espaços da escola, ressignificando-os para a escola do imaginário das crianças. Confeccionar um livro da “Escola Imaginada” que os alunos criaram.

Ver atividade
3

Sentidos de Escola

Objetivo: Trabalhar a experiência de estar na escola, a partir de diferentes ideias e sentidos dados por participantes. Pode ser feita para pensar situações distintas de ensino-aprendizagem.

Ver atividade
4

Teatro de Bonecos

Objetivo: Trabalhar as relações e interações que acontecem na escola, tanto entre estudantes como com figuras de autoridade: diretoras, professoras, inspetoras, etc. Desenvolver e refletir com os alunos como eles vêem os convívios escolares.

Ver atividade