Skip to main content

Laços

Entendemos laços enquanto relações intersubjetivas, que perpassam as relações de poder, sendo caracterizadas pelos atravessamentos sociais.

Nesse sentido, relações sociais assumem lugar de importância para o estabelecimento dos laços. Podemos dizer que família, escola, trabalho, religião, política e lazer e, sobretudo os tipos de relação estabelecidas nestes contextos, podem definir a qualidade dos laços estabelecidos. Esses laços podem se apresentar de diversas formas, sem ser resumido ao campo afetivo do amor, admiração e empatia, mas também de outros tipos, como raiva, desprezo e medo. Para que se estabeleçam laços, se faz necessário haver trajetórias e atravessamentos que se conectam com aquilo que o sujeito se relaciona.

Falamos então de laços enquanto vínculos afetivos que se formam com o indivíduo, grupo ou espaço ao qual estamos nos relacionando, se dando pela via dos lugares e figuras de poder, estabelecidos através das relações de poder.As experiências que levam aos vínculos afetivos, apesar de ocuparem espaço em uma esfera individual, também estão situadas em uma esfera maior, compartilhada entre grupos sociais que passam por vivências similares, como as de opressão, violência, privilégio, entre outras, que ajudam a definir as posições hierárquicas existentes dentro das relações de poder, dessa forma ajudando a definir as formas de se relacionar.

1

Baile de máscaras

Objetivo: Explorar como crianças se expressam ludicamente, usar a criatividade como ferramenta de expressão física da subjetividade. Envolver a questão do olhar do outro, do ver e ser visto. Como pano de fundo, dialoga com o contexto da pandemia e do uso de máscaras respiratórias para prevenção da Covid-19.

Ver atividade
2

Desenho Coletivo

Objetivo: Trabalhar as relações entre as crianças e o sentimento de turma entre eles por meio da cooperação e entendimento da coletividade por meio de um viés positivo. Construir algo que não seja nomeado com “meu, seu”, mas sim utilizando o “nosso” sem um personagem principal, podendo desenvolver a atividade para uma reflexão sobre conflitos e queixas sobre a turma como um coletivo que funciona junto e com todos.

Ver atividade
3

Entrevista com Personagens

Objetivo: Discutir como determinados estereótipos são acionados para alguns personagens; problematizar imagens negativas que são construídas socialmente para alguns grupos sociais; dialogar os personagens com as experiências de vida das e dos participantes.

Ver atividade
4

Mapa Afetivo

Objetivo: Atividade praticada no primeiro dia de oficina, voltada para compreender as dinâmicas coletivas da turma e trabalhar essas dinâmicas ao fazer esse trabalho num espaço coletivo mas que continha particularidades de cada um. Também é utilizada para entender não só o espaço em si, mas suas significâncias, trazendo um entendimento e aproximação maior da equipe com a turma.

Ver atividade
5

O livro da escola

Objetivo: Reimaginar os espaços da escola, ressignificando-os para a escola do imaginário das crianças. Confeccionar um livro da “Escola Imaginada” que os alunos criaram.

Ver atividade
6

Pessoas e coisas

Objetivo: Facilitar o reconhecimento da existência de relações de poder e seu impacto sobre as pessoas e seus relacionamentos.

Ver atividade
7

Sentidos de Escola

Objetivo: Trabalhar a experiência de estar na escola, a partir de diferentes ideias e sentidos dados por participantes. Pode ser feita para pensar situações distintas de ensino-aprendizagem.

Ver atividade
8

Teatro de Bonecos

Objetivo: Trabalhar as relações e interações que acontecem na escola, tanto entre estudantes como com figuras de autoridade: diretoras, professoras, inspetoras, etc. Desenvolver e refletir com os alunos como eles vêem os convívios escolares.

Ver atividade
9

Teatro de Sentimentos

Objetivo: trabalhar a expressividade dos sentimentos, circunscritas do contexto escolar, pensando em formas de elaboração possíveis dos mesmos, seus sentidos e caminhos, a partir das intervenções nos fins das histórias.

Ver atividade
10

Situações

Objetivo: Lorem ipsum dolor sit amet.

Ver atividade